Projeto: Encontro das Aguas Sagradas. Povos Tradicionais de Matriz Africana de Embu Guaçu- SP e região.
Evento criado em meados de setembro de 2018, como resposta a um ataque de injuria, intolerância e racismo religioso, contra os povos de matriz africanas da cidade de Embu Guaçu - SP, através das redes sociais. onde fomos acusados de sacrifícios de cães e descarte dos corpos nas nascentes dos rios, como resposta, o coletivo se reuniu e praticou a limpeza de alguns trechos do rio Santa Rita, uns dos maiores afluentes da cidade, afirma a mãe Adriana de Yemanjá.
Organizamos também o 1° encontro das Águas Sagradas, no Centro Cultural Embu Guaçu, contando com a participação de mais de 30 terreiros, civis e artistas engajados na luta contra o racismo religioso e a intolerância.
Através do decreto de Lei 17.117, projeto de Lei n.° 682 do Deputado Carlos Gianazzi, instituiu o "Dia Estadual do Encontro das Águas Sagradas", publicado em diário oficial em 19 de Julho de 2019.
Persistindo como povos de terreiro, organizamos a 2°edição do Encontro Águas Sagradas, com o apoio dos povos tradicionais, da Secretaria de Cultura, Associação Cultural Filhos da Corrente- Mestre Magrão Capoeira, Idafro, Primado do Brasil, Movimento Preservar Itapecerica da Serra, União Cigana entre outros artistas e estudiosos engajados nas causa de racismo religioso.
O evento acontecerá em 30/11/2019, no Centro Cultural da cidade de Embu Guaçu - SP das 14h às 17h.
Imagem autorizada pelo Mestre Magrão - Associação Cultural Filhos da Corrente
Imagem autorizada pelo Mestre Magrão - Associação Cultural Filhos da Corrente
Comentários
Postar um comentário