ESTÍMULOS À CRIATIVIDADE : O cérebro dos idosos através do jogo.
Há muita formas de estimularmos o cérebro dos idosos através do jogo. O jogo, além de lúdico, pode ser um caminho agradável para esse idoso estar socializado, se sentindo útil para si e para sociedade, pois uma vez que sua cognição está sendo estimulada, ele consegue se colocar em mais situações do dia-a-dia, participar de discussões na família, manter leituras que antes pudera ter abandonado, sentir segurança para reconfigurar saberes adquiridos ao longo da vida, estar mais atento e perceptivo ao meio e , assim, estar mais ativo, funcional e presente.
A criatividade faz parte da nossa cognição, e utilizar esse recurso para inovar propostas faz com que tudo fique mais interessante e efetivo. por exemplo, o jogo de bingo não necessariamente precisa ser jogado da forma tradicional, com cartelas de inúmeros. Podemos recriar essa cartela e, ao invés de números, podemos inserir novas categorias de estímulos: cores e formas geométricas.
Nesse exemplo, estamos trabalhando dois estímulos concomitantes, o que está trabalhando diversas funções cognitivas: atenção alternada, velocidade de processamento, percepção, raciocínio abstrato e função executiva.
Fonte; Revista Psique n° 151 , pag.79 , por Anderson Amaral e Juliana Ohy.
Excelente artigo Mônica, muitas pessoas não conhecem a importância dos jogos de memória para a terceira idade, mas a eficácia deles é real e ajuda milhares de pessoas a ter um envelhecimento mais saudável.
ResponderExcluirO melhor de tudo é que trata-se de uma solução completamente acessível para qualquer pessoa, tanto financeiramente quanto pela prática e forma de aplicar. Parabéns.