DISLEXIA ADQUIRIDA.

 
 
 
Dislexia Adquirida foi identificada e pesquisada em 1978 pela psicoterapeuta e psicopedagoga Lou de Olivier que, a partir de um acidente no qual ocorreu anoxia (ausência de oxigênio no cérebro) e, como consequência, a perda de memória e de capacidade para leitura, classificou e passou  a pesquisar o tema.
No período entre 1978 e 1995, sendo que  as publicações oficiais datam de 1996/1997 em diversos jornais e, a partir de 2006, oficializada no livro "Distúrbios de Aprendizagem e de Comportamento", já em sua sexta edição. Em todas essas publicações Olivier afirmou ser dislexia adquirida causada por acidente vascular cerebral (AVC), anoxia perinatal conhecida como hipóxia neonatal, entre outros.
Pesquisas paralelas no Brasil e em outros países passaram a acrescentar ao tema mais bases cientificas e, atualmente, esta classificada oficialmente nos descritores de Ciências de Saúde em nível mundial em Português, Espanhol e Inglês, nos quais recebeu a denominação acquired dyslexia e, em Português, onde além da denominação "dislexia" adquirida tem como sinônimos distúrbios adquirido da leitura, alexia adquirida, cegueira verbal adquirida.
A classificação oficial consta da seguinte forma: afasia visual receptiva caracterizada pela perda da capacidade adquirida previamente em compreender o significado ou significância de palavras escritas a mão, apesar da visão estar intacta. Esta afecção pode estar associada com infarto da artéria cerebral posterior e outras doenças cerebrais.
Segundo Furtado (2008), a dislexia pode ser adquirida quando surge na sequência de traumatismo ou lesão cerebral, ou de desenvolvimento, perturbação ou atraso na aquisição da leitura.
Para Oliver (2003), a dislexia adquirida surge quando o indivíduo sofre algum tipo de lesão cerebral. A dislexia pode ser adquirida, quando o individuo passa por algum tipo de trauma o chamado AVC, podendo o individuo ter dificuldade em leituras e ou escritas. Olivier considera também anoxia perinatal ou hipóxia neonatal como principal causa da dislexia adquirida em neonato, sendo, que, este caso, a dislexia adquirida só ira se manifestar quando a criança começar a ser alfabetizada.
Texto escrito por Lou de Olivier - Psicopedagoga . Revista Psique n °90

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.