INTERVENÇÃO PEDAGOGICA " ESTRELAS BRILHANTES"

Lídia Nimoi
Estrela brilhante são como vejo, as crianças e jovens acompanhadas através de visitas domiciliares. São ESTRELAS, porque possuem um brilho, peculiar e diferenciado. E são essas diferenças que levam a refletir sobre a importância do papel de todos, que diretamente ou indiretamente, estão envolvidos no ato de educar.
Nenhum destes alunos pode ser deixado para trás.
Como educar bem estas crianças e jovens? Muitos educadores afirmam que para educar bem um criança é necessário uma escola de qualidade e a participação ativa dos pais. E, estes alunos que não podem contar com o incentivo dos pais e com um ambiente familiar estimulador e favorável para o estudo? é só no espaço escolar que este aluno terá a oportunidade e a chance de escolarizar, de aprender conceitos e atitudes!
É um grande desafio, pois muitos destes alunos não conseguem aprender a ler e a escrever, apresentam comportamentos inadequados como indisciplina, baixa tolerância, agressividade, falta de respeito, frequência irregular e desempenho insatisfatório.
Nem sempre um dialogo com a família traz resultados positivos e imediatos. Nem sempre, o aluno tem uma família com pai e mãe. Muitos contam só com a mãe, que trabalha fora e nem esta em casa para assegurar a frequência do filho á escola.
Muitas, que não trabalham não conseguem acordar. Muitos alunos são  criados por avós. De muitas famílias é impossível conseguir resultados, pois estão envolvidos por uma complexa problemática familiar como drogas, violência, família que está preso, falta de dinheiro, falta de comida. Pergunto: como pensar e agir com estas crianças, sabendo que não será possível contar com o apoio e participação da família?
Constatar que toda a responsabilidade pelo sucesso escolar, de cada criança, depende de intervenções pedagógicas oriundas do próprio sistema educacional e, que cada um de nós, somos responsáveis por esta tarefa.
É necessário conhecer programas e projetos que têm dado certo em todo mundo e incorporar as pratica que melhor se adaptarem á realidade e á gravidade da situação.
Não se pode mais pensar se alunos ideais a Escola de Qualidade, sem um projeto diferenciado e inovador, de acolhimento e de inclusão educacional. Todos devemos conhecer a realidade como ela é, encarar este novo desafio com a sua prioridade e gravidade. E, lembrar sempre, diariamente, que todos os alunos são ESTRELAS BRILHANTES... NENHUM ALUNO, NINGUÉM, MAS NINGUÉM MESMO, pode perder o seu brilho ao adentrar os espaços da Escola.
Autora Lidia Nimói, escrito e, 03 de Outubro de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.