INTERVENÇÃO PEDAGOGICA " ESTRELAS BRILHANTES"

Lídia Nimoi
Estrela brilhante são como vejo, as crianças e jovens acompanhadas através de visitas domiciliares. São ESTRELAS, porque possuem um brilho, peculiar e diferenciado. E são essas diferenças que levam a refletir sobre a importância do papel de todos, que diretamente ou indiretamente, estão envolvidos no ato de educar.
Nenhum destes alunos pode ser deixado para trás.
Como educar bem estas crianças e jovens? Muitos educadores afirmam que para educar bem um criança é necessário uma escola de qualidade e a participação ativa dos pais. E, estes alunos que não podem contar com o incentivo dos pais e com um ambiente familiar estimulador e favorável para o estudo? é só no espaço escolar que este aluno terá a oportunidade e a chance de escolarizar, de aprender conceitos e atitudes!
É um grande desafio, pois muitos destes alunos não conseguem aprender a ler e a escrever, apresentam comportamentos inadequados como indisciplina, baixa tolerância, agressividade, falta de respeito, frequência irregular e desempenho insatisfatório.
Nem sempre um dialogo com a família traz resultados positivos e imediatos. Nem sempre, o aluno tem uma família com pai e mãe. Muitos contam só com a mãe, que trabalha fora e nem esta em casa para assegurar a frequência do filho á escola.
Muitas, que não trabalham não conseguem acordar. Muitos alunos são  criados por avós. De muitas famílias é impossível conseguir resultados, pois estão envolvidos por uma complexa problemática familiar como drogas, violência, família que está preso, falta de dinheiro, falta de comida. Pergunto: como pensar e agir com estas crianças, sabendo que não será possível contar com o apoio e participação da família?
Constatar que toda a responsabilidade pelo sucesso escolar, de cada criança, depende de intervenções pedagógicas oriundas do próprio sistema educacional e, que cada um de nós, somos responsáveis por esta tarefa.
É necessário conhecer programas e projetos que têm dado certo em todo mundo e incorporar as pratica que melhor se adaptarem á realidade e á gravidade da situação.
Não se pode mais pensar se alunos ideais a Escola de Qualidade, sem um projeto diferenciado e inovador, de acolhimento e de inclusão educacional. Todos devemos conhecer a realidade como ela é, encarar este novo desafio com a sua prioridade e gravidade. E, lembrar sempre, diariamente, que todos os alunos são ESTRELAS BRILHANTES... NENHUM ALUNO, NINGUÉM, MAS NINGUÉM MESMO, pode perder o seu brilho ao adentrar os espaços da Escola.
Autora Lidia Nimói, escrito e, 03 de Outubro de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.

Como descobrir se uma pessoa possui dupla personalidade!

DJ Sidney Brandino considerado uns dos mais criativo e talentoso no mundo da música eletrônica.