HOMENS MAIS VELHOS E MENINAS!

Entrevista concedida à Revista Criativa
Criativa: O que as meninas mais novas têm que atrai os homens mais velhos? Corpo? Jovialidade? Uma certa dose de irresponsabilidade? A relação de proteção, o papel de filha?
Luiz Cuschnir: Pode ser tudo isso. O corpo estéticamente é claro que trás um estímulo visual que pode passar para o afetivo e sexual. A jovialidade leva ao divertimento. A irresponsabilidade ajuda o homem a largar as máscaras que tanto teve que desenvolver pela vida. A sensação de ser o protetor, um lado do pai, do mais maduro, do professor que tem alguém que o respeita, o escuta e o atende também é um fator de atração para o homem mais velho.

Criativa: Há os homens que só gostam de meninas mais novas e os que em um determinado momento da vida trocam a esposa mais velha pela menina. Quais as diferenças? O que atrai cada um deles? O que muda neles?
Luiz Cuschnir: Para se dizer que algum só gosta das mais novas, precisa-se verificar se isto é mesmo uma atração ou já chega a uma obsseção. Esta pode camuflar ou revelar um quadro mais complicado do ponto de vista psicológico ou até psiquiátrico. Já o que deixa a mulher mais velha por uma muito mais nova tem a ver com uma mudança, uma libertação de um relacionamento desgastado. é claro que pode ser um ato impulsivo, sem muita elaboração e um risco de ser algo que vai terminar rápidamente, ou vai insatisfazê-lo mais adiante. Outro aspecto que também pode estar presente é o desgaste de um relacionamento que o insatisfaz, ao ponto dele querer recuperar uma auto estima maior e se satisfazer com uma companhia como se fosse retornar no tempo, e sentir-se como era mais jovem.

Luiz Cuschnir: Chega uma idade que o homem sossega e já não busca tanto esse estímulo de renovação, mas um envolvimento mais próximo, que compense mais a carência que tem. As meninas que envelhecem, acompanham o mesmo envelhecimento deles. Se eles têm uma fixação em mais novas, quando elas envelhecem, já podemos pensar em um desvio, que se mostra com essa busca constante por outra e assim por diante. Esse desvio muitas vezes aparece como um sintoma compulsivo, que revela um aspecto psicológico patológico.

Criativa: Essas relações duram?  repressão importante que também poderia indcar alguma patologia de um ou dos dois, mas existe essa possibilidade.
Criativa: Você já atendeu homens que se relacionaram com meninas novas? Quais as satisfações e quais as queixas mais comuns?
Luiz Cuschnir: As satisfações são em geral a recuperação dos momentos de alegria, de ânimo, de estímulo. Deixam de lado a seriedade e se soltam com alguém menos esteriotipado com as de sua idade. A vida sexual sempre virá como uma renovação de uma potência, em muitos casos esquecida ou reprimida, que aparece com um símbolo de um prazer esquecido lá atrás. Com as queixas justamente se reportam às dificuldades de entrosamento com o meio social e familiar que vivem, aos valores de vida, à cultura que adquiriram ao longo da vida e inclusive aos hábitos sociais tão distintos decorrentes das respectivas idades.

Criativa: Há a culpa por estar "se aproveitando" da menina? Ou algum outro tipo de culpa?
Luiz Cuschnir: Muitas vezes essa culpa some com como as recompensam materialmente. Têm muitas vezes receio de serem passados para trás, serem traídos. Não têm a certeza que vão conseguir manter-se como objeto de interesse ao longo do tempo.

Criativa: Conversei com uma menina de 17 anos que namora um homem de 34 e ela se queixou que muitas vezes ele usa a idade para controlar a relação. Situações do tipo: "eu já vivi isso, já sei, então vai ser assim e pronto". Por que isso acontece?
Luiz Cuschnir: Porque cada um vê a vida e as oportunidades da sua maneira correspondente a idade que têm. Um admira o que o outro oferece para a relação, mas também se irrita ou em algum momento desgosta dessa diferente maneira de enxergar as coisas. Essa diferença também pode ser um desafio que ambos aproveitam.

Criativa: Há ainda uma diferença entre as meninas mais novas. Há as que são novas e são mais maduras, e há as "lolitas", que provocam mais, brincam com a culpa do homem... Elas atraem homens diferentes? Uma relação com uma "lolita" pode ser duradoura?
Luiz Cuschnir: As mais maduras desejam alguém que possa acompanhá-las e confirmá-las. As Lolitas vivem uma fantasia de poder seduzir todos, e testar uma mulher que almejam ser. Independente de serem com uma ou outra, a possibilidade de persistirem os relacionamentos, vão depender do quanto conseguirem estar sintônicos com o momento do outro e as características de personalidade também.

Criativa: Do lado das meninas, por que os caras mais velhos? O que atrai?
Luiz Cuschnir: Elas procuram proteção e experiementar o que já aprenderam do desenvolvimento como mulheres.

Luiz Cuschnir é coordenador do Gender Group® e supervisor no Serviço de Psicoterapia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Criador e coordenador do IDEN (Centro de Estudos da Identidade do Homem e da Mulher) em São Paulo, que realiza projetos, diagnósticos e follow-up com empresas e instituições visando a melhoria dos relacionamentos e o desenvolvimento de seus profissionais.
Copyright 2011 - Luiz Cuschnir | design: DAAZ | Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia por escrito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.